O Excel é um aplicativo de planilha eletrônica desenvolvido pela Microsoft para Windows, que pode ser utilizado para calcular, armazenar e trabalhar com lista de dados, operações matemáticas, projeções, análise de tendências, fazer relatórios e gráficos, sendo recomendado para planejamentos, previsões, análises estatísticas e financeiras, simulações e manipulação numérica em geral.
É utilizado para fazer controle do extrato bancário, notas escolares, estoque da empresa, despesas e receitas, pagamento de funcionários, etc.
Uma planilha eletrônica é uma folha de cálculos desenvolvida no computador, constituída por linhas e colunas, cuja interseção é chamada de célula, onde são armazenados os dados, fórmulas e funções.
Cada célula possui um endereço único ou referência.
Por exemplo, a referência da célula da coluna A com a linha 1 é A1. A grande vantagem da planilha é a de que, se houver necessidade de alterar algum número as fórmulas relacionadas serão automaticamente atualizadas.
O Excel é composto de cinco partes fundamentais, que são:
Pasta: todo arquivo que for criado no “Excel”; possui extensão “.xls”;
Planilha: é onde será executado todo o trabalho; é uma grade de linhas e colunas,onde criamos os cálculos;
Coluna: é o espaçamento entre dois traços na vertical, sendo representadas em letras de acordo com a ordem alfabética crescente;
Linha: é o espaçamento entre dois traços na horizontal, sendo representadas em números;
Célula: são formadas através da intersecção “cruzamento” de uma coluna com uma linha.
Tipos de entrada de dados
Textos: É interpretado como texto toda a informação que se inicia com uma letra ficando alinhados à esquerda. Utilizamos o texto em títulos e definições.
Números: É interpretado como número todo dado precedido pelos seguintes caracteres: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 + menos, abre e fecha parênteses, / $ %. Utilizamos os números para cálculos. Os valores numéricos sempre são alinhados à direita e podem assumir vários formatos como: número fixo de casas decimais, percentual entre outros.
Fórmulas: são compostas por números, operadores matemáticos, referências de células, etc.
Funções: são as fórmulas criadas pelo Excel. Existem funções estatísticas, matemáticas, financeiras, etc.